sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A ETIMOLOGIA BÍBLICA É NECESSÁRIA?

4
Para falarmos sobre etimologia precisamos antes saber do que se trata e por isso para quem não sabe o que é, a grosso modo significa:

"Etimologia: Parte da gramática que trata da origem e formação das palavras"

Estava pensando na noite passada sobre postar um artigo que realmente me fizesse sentido, e a etimoligia hoje tem me feito muito sentido, e vou explicar o por quê... Ela trata da essência ou da originalidade das palavras.

Desde quando resolvi entregar minha vida à Jesus, entendi ser necessário buscar conhecimento sobre o reino que agora eu estava vivendo por se tratar do Pai, o meu Irmão mais velho Jesus Cristo e do doce Consolador Espírito Santo e o reino de Deus (claro), me empenhei em comer a bíblia ou palavra de Deus.......

Viajando pelas escrituras comecei tanto no novo como no antigo testamento me interar dos contextos, essências, fundamentos sólidos centrais, etc... de tudo o que envolvia a bíblia...

Foi aí que depois de alguns anos comecei a me confrontar a respeito da tradução da bíblia para o nosso português, e comecei a me questionar se aquilo que lia em português era realmente em sua plenitude e profundidade o que os autores quiseram dizer realmente, porque nesse momento algumas coisas não me faziam tanto sentido...

Comecei a pensar que os livros do novo testamento (são os que me chamam mais atenção, e não precisa ser muito inteligente para percebermos isso, e olha que demorei bastante, huauhuha) foram escritos em grego e muitos deles por judeus e talz..... a impressão que tinha era que estava em uma piscina e o que poderia usufruir nessa área era um oceano...... comecei a perceber que o sentido original e seus significados tinham mais sabores, e então resolvi pegar tudo o que tinha aprendido desde então e jogar fora, sem perder a base sólida do evangelho, e foi o que fiz literalmente!

E tenho me surpreendido com o que tenho aprendido, não sou um expert em grego, mas tudo está tão mais claro e me sinto como num caminho glorioso a ser percorrido, onde o mundo em que entrei parace não ter fim e parece ter muito mais razão e significado...

Talvez se você me perguntasse se a etimologia é a solução para o contexto tenebroso que a noiva tem vivido eu te diria que não, mas talvez se pudéssemos tipificar ou voltar às origens etimológicas com uma introspecção racional olhando sem manipulação ou religiosidade para as escrituras, provavelmente entenderíamos que voltar as origens talvez pudesse abrir mais os olhos sobre a pureza do evangelho, e talvez isso nos remetesse ao sentimento original (que abordarei em outra ocasião) que por muitos foi perdido ou trocado por uma instituição, um formato, ou uma liturgia "Espiritual" que tem cara de santa mas que é a expressão da falta dos valores e sentimentos originais.

Hoje com as descobertas, tenho conseguido ter uma vida de adoração, uma vida de comunhão com o Pai, e comunhão com meus irmãos mais sensível e profundamente, onde o culto racional de Romanos 12 tem feito muito mais sentido, e minha vida tem tido uma coloração totalmente especial e nova......

Você já parou para pensar se tudo o que você aprendeu sobre por exemplo louvor e adoração cumpre o seu propósito? Então a etimoligia talvez te ensine e dê a razão para uma ação consciente e não só porque alguém te ensinou, mas porque agora os seus olhos vêem (claro que esse foi só um exemplo).

Escrevo como forma de testemunho, pois me ajudou a ver sentido em muitas coisas que não tinham muito sentido ou estavam meio nebulosas.

Fiquem a vontade para conversarmos sobre as descobertas que fiz ou alguma que possa me edificar, ou que possamos ver sentido e aprendermos juntos algo em alguma área específica que parece não ter sentido.....

Do seu irmão e próximo, Ale (agora um pouco mais etimológico e mais apaixonado pelo Paizão, rs).

4 Response to A ETIMOLOGIA BÍBLICA É NECESSÁRIA?

Anônimo
4 de fevereiro de 2010 às 12:12

Sem dúvida!
Devemos examinar com zelo as Escrituras e realmente aplicar o nosso coração em prosseguir e conhecer ao Senhor dia após dia!

5 de fevereiro de 2010 às 14:34

Ale, me estimulou uma curiosidade que eu já tinha, pois saber a origem correta das palavras bíblicas faz uma diferença grande no modo como se levar a vida cristã... Principalmente hoje, onde muitas igrejas e pastores são superficiais, pregando muitas vezes um versículo fora de seu real contexto e significado.

20 de novembro de 2010 às 17:50

Hoje a falta de conhecimento esta levando o povo para o abismo: Biblias com versões fora da realidade do evangelo, homens que pregão mas não vive... Temos que ter cuidado...

Alexandre tem algum livro para indicar que me leve a raiz das palavras.
Agradecido pela atenção, DEUS ABENCÕE.
buziosmarcelo@gmail.com

Anônimo
13 de janeiro de 2012 às 13:14

Ale, Gostaria de umas dicas para um sério estudo das escrituras.

Meu Facebook e MSN são:

oliveira_116@hotmail.com

Postar um comentário