terça-feira, 20 de abril de 2010

Matemática da intimidade: 1 + 1 = ao máximo possivel

4
Há algum tempo entendi que a vida com Deus envolve muito mais do que momentos isolados e separados para orarmos, cultuarmos, lermos a bíblia e tudo mais que sempre ouvimos que devemos fazer para ter uma vida sadia em Deus.
Só que comigo desde a minha conversão algo me soava distorcido nessa matemática em buscá-lo e criar uma dinâmica de intimidade com Ele por um simples motivo, tudo aquilo me soava e me soa até hoje como só uma fração ou ainda como uma parte da comunhão com Deus que prefiro chamar de Pai. Para mim a matemática da comunhão com Deus sempre foi 2+2= ao máximo possível.
Dentro desses anos após meu primeiro encontro com meu Irmão Jesus entendi que minha intimidade com Ele podia e deveria ir além dos momentos de cultos formais em instituições chamadas igrejas, e em momentos de portas fechadas em meu quarto, cria em algo muito mais cotidiano e ativo do que mecânico, pré estabelecido por mim.
Depois que entendi isso, comecei a me ver achado Nele em momentos, lugares e de formas ‘inusitadas’(quero deixar claro que todo o mérito é todo Dele), uma das formas que frequentemente me vejo imerso no Pai é através de filmes e nessa dinâmica graciosa do Pai pude me ver impregnado de princípios e valores quando fui assistir O Livro de Eli por duas vezes esse mês no cinema, estrelado pelos atores Denzel Washington e Gary Oldman; nesse filme pós-apocalíptico é retratada a estória de um homem chamado Eli (Denzel) que após ouvir uma voz no seu coração para ir ao oeste e carregar até um lugar ainda desconhecido um livro em sua mala, parte obstinadamente a cumprir aquilo que aquela voz dizia dentro de si.
Durante o filme rola um mix de adrenalina para aqueles que curtem filmes de luta e uma indagação a respeito do livro e de seu conteúdo em meio a uma caça frenética do personagem - representado pelo Gary Oldman - atrás desse livro que Eli carregava.
Chega um momento que fica claro que tipo de Livro é carregado por Eli e para aminha surpresa é uma bíblia na versão King James.
Durante o filme dentre tantos princípios fui impactado por três situações: a primeira delas quando ele está indo para o oeste e esta sendo perseguido pelo personagem do Gary Oldman e após ser baleado no abdômen diz uma frase mais ou menos com esse sentido após 30 anos carregando o Livro sem parar ou duvidar daquela voz: “...todos esses anos carregando esse livro e tendo-o lido diariamente me preocupei tanto em protejê-lo que esqueci de praticar tudo o que li nele.” Nesse momento algo dentro de mim me dizia que muitos tem as linhas desses livros em sua mente e a dominam de forma magistral, mas na maioria das vezes aquelas palavras não descem ao coração, e que o sentido de tê-la era praticar, e claro que no final dessa cena comecei a trazer a minha memória aquilo que poderia estar praticando e não estava bem como aquilo que já estava praticando e deveria continuar a praticar.
A segunda situação foi a de que aquela Voz que Eli entendia que tinha ouvido tinha dito mais ou menos assim: “...durante toda a peregrinação independente do tempo que levar você estará protegido e guardado.” Nessa parte lembrei do patriarca Abraão que obedeceu a voz de Deus após ter ouvido dele para partir rumo a terra que Deus mostraria e bem como todas as promessas feitas a Abraão que hoje sabemos que se cumpriram; assim como o patriarca Eli após ter ouvido a Voz partiu para o oeste sem saber o que encontraria pelo caminho, e nesse momento aquela imersão no Pai se iniciava e aquela voz dizia dentro de mim: com uns falo tanto e me parece incapaz de ser ouvido e por muito pouco me desobedecem, nesse momento aproveitei para meditar sobre o que havia ouvido e foi animal esse momento.
E uma terceira situação foi quando ele chega ao fim de sua jornada sem ter se desviado nenhuma vez da meta de sua peregrinação, naquele momento quis gritar, e fui tomado de um total estimulo e renovação em minha mente que dizia, jamais você deve se envolver com aquilo que você não foi chamado para fazer, porém deve cumprir tudo o que foi designado para cumprir em sua peregrinação, sem se desviar. Comecei a lembrar de tudo o que sabia sobre meus talentos e vocações e alguns deles um pouco esquecidos vieram mais ou menos como que um espelho diante de minha existência, e após aquela sessão saí mais fortalecido que nunca a combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé, e indiquei o filme para todo mundo, huauhauh.
Com tudo isso quero dizer que a presença do Pai pode ser gozada além de um espaço-tempo pré-determinado, já que devemos ser um com Ele pois intimidade requer conhecermos ao Pai e estarmos com Ele, pois Ele sempre está conosco. Desfrutar desse relacionamento não está restrito a um dia de culto formal, ou a uma oração num quarto, não está limitado aos horários pré-determinados por nós e sim de termos o entendimento que podemos desfrutar dessa intimidade a qualquer tempo e lugar, sem nos privarmos de falarmos e ouvirmos Sua Voz.
Que você possa diariamente gozar do véu rasgado a cada momento nunca esquecendo que a matemática da comunhão e intimidade com o Pai é que qualquer conta que fizermos e qualquer que seja o resultado ele deve sempre expressar o máximo possível, ou traduzindo, quero sempre mais e mais... E em dias difíceis? Eu quero mais e mais... E em dias alegres? Eu quero mais e mais!
E provavelmente após isso todos poderão dizer que sabem o que é buscar a Deus em tempo e fora de tempo!!!
Que o Pai possa nos conduzir a uma intimidade cada vez mais profunda e vertical que nos faça entender como devem ser nossos relacionamentos horizontais.

Um grande abraço seu próximo e irmão Ale.

P.S.: Ocultei algumas cenas e personagens para que as pessoas que forem ainda assistir tenham novidades em ver o filme, e possam se surpreender ou se identificarem mais com o filme do que o que foi registrado por mim nesse artigo.

4 Response to Matemática da intimidade: 1 + 1 = ao máximo possivel

22 de abril de 2010 às 17:14

Olá querido,
fiz questão de comentar aqui e dizer que amei o blog...(e o post, claro)
muito bom...desejo que você continue buscando a Deus constantemente. Ele é a melhor coisa que podemos achar e viver.

Deus abençoe você (:
Beijos ;*

22 de abril de 2010 às 19:21

Sempre mais...em todo o tempo
♪ Intimidade será a canção do meu coração ♪
Lembra dessa música: =P
Ótimo texto Alê! Que vc continue sendo usado e capacitado por Deus para impactar essa geração!

Ah; só pelos comentários já me apaixonei pelo filme...kkk
Preciso ver tbm =)
bjO

23 de abril de 2010 às 20:47

Excelente!
Que seja mais e mais a cada dia.
"Intimidade... eu quero intimidade!!!"
bjão querido!

6 de maio de 2010 às 10:43

Humm..deu vontade de assistir o filme hein!! hehe

Acho que o que você escreveu aí cai no "orai sem cessar", porque, na minha opinião, não é vc estar o tempo todo de joelhos e olhos fechados, mas sim estar durante cada instanste ligado a Deus...buscando sempre mais intimidade

Ótimo texto =]
Bjo

Postar um comentário