sexta-feira, 30 de abril de 2010

Filhos ordeiros (que colocam ordem)

0
Você já pensou em que se resume sua vida aqui?

Você conseguiria dizer independentemente da ocupação, trabalho, carreira ou vocação, para o que todos nós fomos chamados?

O que devemos fazer até completar nossos dias?

Aquilo que sempre me chamou a atenção quando decidi mudar de vida foi que com a sua obra redentora Jesus Cristo reestabeleceu a comunhão de todos aqueles que crêem, a saber a com o Pai, e dessa forma Jesus Cristo nos proporcionou livre acesso para a intimidade com o Pai, aquilo que tinha sido perdido com a queda.
Durante alguns anos entendi que esse era o foco maior, final e logo, único de toda a redenção; mas provei que estava redondamente errado. Evidente que quando houve a separação entre Deus e o homem, a intimidade direta foi interrompida(1), mas não foi só isso, para resumir, junto com a separação o caos se instaurou no mundo, o domínio passou a ser de satanás, nessesitando assim de um mediador que redimisse a humanidade. Quando Jesus Cristo inaugura a nova aliança ele concede aos filhos que agora o receberam a oportunidade de se relacionar de novo com o Pai, e ainda deixa a sua representante nesse mundo para continuar a obra que Cristo veio estabelecer, a saber a noiva, a igreja (quando se reúnem) e(ou) os filhos.
Quando Jesus veio ele começou a colocar ordem ao caos que se encontrava desde a queda, e quando ele constitue aqueles que crêem como filhos é como se ele estivesse delegando a autoridade para que esses filhos continuassem a colocar ordem no caos!
Dessa forma o plano de Deus vai além da intimidade em si (creio que a intimidade é primordial, essensial e talvez a parte mais importante), ela não é o fim em si mesma, mas a história do plano do Pai continua em seu desejo de colocar ordem em tudo o que esta desarrumado!
Muitos quando lêem que: "A ardente expectativa da criação aguarda a revelacão dos filhos de Deus"(2), acham que isso só se resume a parte humana perdida que precisa ser restaurada, e de fato precisa, mas será que é só isso? O caos está somente na questão da separação da coroa da criação e seu Criador?
A resposta está clara nos fatos visíveis e históricos que temos estudado e presenciado através dos tempos. É fato que o homem precisa e necessita colocar fim ao caos existencial que define sua eternidade, mas está claro que não é só isso.
Junto com o caos da separação também se instaurou o caos interior humano que Paulo se referia(3), aquela lei dos membros que lutava contra a vontade de fazer o que ele sabia e queria praticar por entender que eram as atitudes certas, dessa forma, quando cremos em Cristo e decidimos mudar de vida começa um processo de limpeza e ordem nesse caos interior que somente a salvação não resolve, tendo então que constantemente mudarmos a nossa forma de pensar para que ai sim, possamos entender, viver e receber do Pai tudo aquilo que Ele planejou para nós(4), e claro que isso não está em cinergia com uma teologia falsa da prosperidade (dinheiro, fama, vaidades a todo custo) que os Estados Unidos tem importado para as nações e que aqui no Brasil tomou uma proporção gigantesca.
Quando Paulo diz a respeito da perfeita varonilidade, a estatura da plenitude de Cristo(5) como um fim após uma vida com o Pai, é claro que isso não se evidencia como um passe de mágicas, logo somos forjados pelo Pai para que sejamos filhos que alcancem essa estatura, e na maioria das vezes não é fácil. E enquanto para o homem, para a igreja moderna e para a visão ocidental de honra que diz que para você ser abençoado tem que ter posses, riquezas a dar e vender, e ainda andar de Ferrari e iates para evidenciar a "honra de Deus", o Pai se interessa pelo aperfeiçoamento do seu caráter e a ordem que será forjada em você, em meio ao seu caos interior.
Mas também a obra não pára por aí, quando lemos sobre a criação que aguarda a revelação dos filhos, percebemos uma visão que abrange muito mais que o ser humano propriamente dito como o fim de sua obra, mas que se estende ao cosmos.
Quando passamos a ter uma visão global da Bíblia percebemos que com a queda todo o cosmos foi afetado, necessitando assim de ordem em todas as áreas como por exemplo: o universo, a fauna, a flora, os sistemas de governo vigentes, etc.
Quando entendemos que somos filhos deveríamos entender que o caos que necessita ser estirpado está em uma visão global e não centralizada no homem em si.
Lembrando sempre que junto com a filiação vem a outorgação para implantarmos o reino de Deus nesse mundo tenebroso, e esse reino tem suas próprias regras e formas de ordem, que quando são manifestas colocam em ordem o caos existente no cosmos, e dessa forma faz com que os filhos sejam os portadores e os agentes transformadores desse reino.
Um último adendo, muitos pensam que os filhos e a igreja tem o reino, mas na verdade o reino tem os filhos e a igreja, e nós somos os representantes dele nesse mundo.
Que possamos entender que nossa missão vai além de um trabalho em alguma igreja local, ou o trabalho de "salvação" dos perdidos, o nosso entendimento deve ser de ordem cósmica e não egoísta, e nesse entendimento partimos para as ocupações, trabalhos, carreiras e vocações não mais tendo como fim o reino, mas ao contrario, partindo da perspectiva do reino para dar fim a todo o caos existente, e dessa forma sermos usados com cada dom, talento, experiência, como filhos maduros e ordeiros que colocam ordem na bagunça que vemos!*
A ordem começou de forma ampla em minha vida, e na sua? O caos interior tem te prendido? O caos institucional tem limitato o cumprimento de sua vocação? O caos dos governos desse mundo tem prejudicado a nossa irmandade pelo mundo? Em fim seja um filho ordeiro, coloque ordem, com sabedoria e discernimento implante o reino e viva uma vida plena com uma intimidade radical com o Pai.

Um grande abraço seu irmão e próximo,
Ale

*E isso se estende para o caos institucional da igreja, que muitos tem feito vista grossa, pois abusam das pessoas (que se deixam ser abusadas), com o fim de constituírem verdadeiros impérios terrenos!

Referências:
(1)Gênesis 3:8-24,
(2)Romanos 8:19,
(3)Romanos 7:15-25,
(4)Romanos 12:2,
(5)Efésios 4:11-16,
( )Algumas linhas tirei do livro Vivendo com Propósitos de Ed René Kvitz, Mundo Cristão, e também de meu amigo Tropical e Guillermo Lossio.

No Response to "Filhos ordeiros (que colocam ordem)"

Postar um comentário