quinta-feira, 6 de maio de 2010

O engano ocidental - Parte 1

3
Esse artigo será feito em 2 partes, a primeira por mim e a segunda pela nossa irmã Eliane Alves (Lica) no blog dela, www.blogdalicca.blogspot.com, a segunda parte poderá ter outro nome mas dirá a respeito do mesmo assunto, será desenvolvido em cima da idéia de largar tudo.

Pensei em traçar como pano de fundo alguns homens e mulheres do Antigo Testamento, mas prefiro ir além no tema largar tudo e após isso terminar com Jesus.

Durante esses anos de evangelho do reino, tenho ouvido muito sobre abrir mão de tudo em função de Cristo, mas analisando bem essa expressão para o contexto ocidental vejo algumas discrepâncias que levam a uma reflexão sobre algumas perguntas como por exemplo: será que o nosso largar tudo tem sido o mesmo que o largar tudo dos apostólos? Será que a nossa cultura ocidental nos permite ter um prisma correto sobre largar tudo? E talvez a pior pergunta é se aqueles que nos ensinam e passam um padrão de vida junto com essa retórica realmente abriram mão de tudo ou só são um arquétipo furado de 'líderes' que usam essa expressão para chegarem a um fim pessoal e financeiro?
Talvez a resposta dessa pergunta revele com qual intensidade e verdade a igreja moderna ocidental tem 'largado tudo'. (Já que são influenciadas pelos mesmos).
Se você se sentir desafiado, pare um pouco de ler esse artigo e deixe claro para você em sua mente e coração o que é na sua ótica largar tudo.
Há mais ou menos um ano atrás li uma revista que comemorava os 50 anos da Missão Portas Abertas (Open Doors International).
Logo na apresentação da revista li algo que me chamou muita atenção, tratava-se de uma reportagem a respeito do irmão André, fundador dessa missão. Esse artigo discorria a respeito de uma experiência que o irmão André teve em uma universidade da Al Qaeda.
Quando o convidaram para falar àqueles muçulmanos ele pensou no que dizer e decidiu falar sobre a mensagem da cruz.
A máxima desse artigo dizia: "vocês só irão entender o peso e a dimensão do sacrifício de Jesus e da cruz quando os cristãos decidirem negar-se a si mesmos e tomarem a sua cruz" fazendo uma alusão as palavras de Jesus(1).
O fato é que se analisarmos o que representava para Jesus e os apostólos largarem tudo, seremos confrontados de forma poderosa com o que chamamos de largar tudo, onde para termos honra e sermos de Deus devemos ter um título e estar 'ministrando' no púlpito, precisamos trocar de carro todos os anos e adquirirmos bens sem fim, precisamos colocar a nossa roupa de crente e a máscara também para comparecer aos cultos dominicais matinais e noturnos, precisamos ter uma posição social boa e uma formação acadêmica irrefutável, o que me leva a pensar que Jesus e os apostólos eram um bando de desgraçados, endemoniados, e sem honra, já que um apesar de ser dono e rei de tudo não tinha onde recostar a cabeça, outro era chicoteado e maltratado e quando não queria ser peso para os irmãos tornava-se um mero fabricante de tendas, outro foi crucificado de cabeça para baixo, outro ainda morreu preso em uma ilha (que vergonha).
Hoje a igreja moderna ocidental tem 'sabido' o que significam as palavras prosperidade, dupla honra, vida financeira, o melhor dessa terra. E o pior, não pensam nisso tudo para distribuir e fazer a mordomia entre seus irmãos de fé e entre os aflitos desse mundo, pensam só em si e em sua dupla honra, em seus celeiros abastados e no transbordar de vinho dos seus lagares, e eu afirmo que isso é um belo padrão a não ser seguido, uma falácia, um conto da caroxinha que não revela o abrir mão de tudo!!!
Não quero fazer apologia ao fatalismo, mas desejo confrontar essa geração em suas práticas, para que a essência volte e a partir daí possamos expandir o reino como filhos verdadeiros que entendem o que significa abrir mão de tudo!!!
Talvez se entendermos as palavras de C.S. Lewis poderíamos entender a atitude de Cristo, e assim seguir o exemplo do próprio Cristo, bem como o dos apostólos, a abrirmos mão de tudo:
"E tudo se tornará ainda mais claro se pensarmos em como Nosso Senhor(Jesus Cristo) considera Sua condição de Filho, submetendo Sua vontade inteiramente à vontade paterna, nem mesmo se permitindo chamar de "bom" --porque bom é a designação (somente) do Pai -- "..........."..., todo o Seu amor é, por assim dizer, infinitamente abnegado, pela própria definição. Esse amor tudo tem para dar e nada para receber"(2).
A verdade é que o ocidente está longe da verdade de largar tudo, largar tudo significa abrir mão, deixar mesquinharias e vaidades, largar tudo nos impulsiona a não olhar somente para o nosso eu existencial e nos faz olhar para o Pai, e olhando para o Pai entenderemos o que é olhar e se importar com o próximo. Em suma, estamos longe e devemos voltar, se é que algum dia a maioria esteve perto, a 'igreja moderna' precisa nascer da água e do Espiríto(3), para entender e vivenciar de verdade o evangelho do reino de Deus. E nessa fé quero mais Dele e menos de mim, para que o viver seja Cristo e o morrer lucro.
Termino com as palavras de meu Irmão, Senhor e Salvador Jesus Cristo: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de Cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai"(4).

Abração de seu irmão e próximo,
Ale

Referências:
(1)Marcos 8:34-38; Mateus 10:38,39; Lucas 9:23-26,
(2)O problema do sofrimento de C.S.Lewis, capítulo três, páginas 54, parágrafo 1 e 60, parágrafo 1 respectivamente,
(3)João 3:1-10,
(4)Filipenses 2:3-11

3 Response to O engano ocidental - Parte 1

10 de maio de 2010 às 11:05

Olá maninho!

Benção este texto, você já falou praticamente tudo, no entanto, há sempre algo mais que o Senhor acrescenta em nossos corações através do Seu Espírito edificando as nossas vidas.
Estarei postando a segunda parte esta semana, e que o Senhor nos ensine o verdadeiro valor e significado de serví-lo e amá-lo em nossa geração.
bjão, fica com Deus!!

15 de maio de 2010 às 07:37

OLÁ BENÇAO...QUE VOCE CONTINUE NESSE PROPOSITO DE SERVIR AO SENHOR,SE DEIXANDO SER CANAL ABENÇOADOR,BOCA DE DEUS AQUI NA TERRA..NAO EXISTE NADA MAIS GOSTOSO E GRATIFICANTE QUE SERVIR AO PAPAI DO CÉU NAO É MESMO???BOM DEMAIS...ELE É MUITO LINDO,AMADO DA NOSSA ALMA.ESPERO QUE POSSAMOS SER INSTRUMENTOS,E SEMPRE COMPARTILHAR DESSE AMOR TAO PURO E VERDADEIRO,E QUE PREENCHE NOSSA ALMA NOS TRAZENDO REFRIGERIO E PAZ.E DESEJO LEVAR A TODOS OS CORAÇOES FERIDOS E SEDENTOS DO AMOR DE DEUS A VERDADE DA PALAVRA QUE NOS LIBERTA,PURIFICA E NOS FAZ NOVA CRIATURA.QUERO CONVIDAR VOCE PARA CONHECER MEU BLOG,CANTINHO QUE PAPAI DO CEU ME DEU PARA EU EXPRESSAR UM POQUINHO DO MUITO QUE ELE TEM FEITO EM MINHA VIDA,E ESPERO DE TODO MEU CORAÇAO QUE ELE POSSA TE ABENÇOAR,TRAZENDO ALGO NOVO AO SEU CORAÇAO.

www.jesusarqueeurespiro.blogspot.com

Com carinho..um grande abraço!

Fabiana.

16 de maio de 2010 às 18:08

Para largamos tudo como os apostolos fizeram.

Temos que primeiro ter a comunhão que os apostolos tiveram entre si e a comunidade.

Se não nos relacionarmos este largar tudo só será em prol da igreja material e não da igreja invísivel e indivisível contituida por gente.

Viveremos ainda na avareza e na solopsia pregada nos pulpitos.

Se acreditarmos e vivermos em função de um pelos outros como um corpo real e não discursivo poderemos nos dispojar de nós mesmos e das ambições e ansiedades que nos permeiam.

Sou um dos colunistas do Lion of Zion e gostaria de lhe convidar para nos visitar.

O blog é bastante atualizado e lá você pode discordar e concordar livremente nos comentários.

Nos SIGA também para receber as atualizações.

http://cartesianofinito.blogspot.com/
Abraço!

Postar um comentário