sexta-feira, 11 de junho de 2010

Além de um saco, a coisa é extremamente injusta.

1
Depois de um artigo curto e certeiro sobre a uma das bases da igreja institucional(ou a coisa) postado pelo tropical, me proponho a agregar com algumas experiências e pensamentos sobre o assunto!

De fato a "coisa" (instituição) fala e se move sozinha independente dos individuos, a verdade é que ela é tratada e defendida como se fosse a ekklesia viva que Jesus deixou, e seu estatudo é defendido como se fosse o evangelho do reino de Deus, e que na verdade não tem nada a ve, nada mesmo!
No meu caso quando uma 'autoridade' da coisa se dispos a me confrontar sobre meu posicionamento com respeito a temas considerados chaves para mim e no que me parece para a 'coisa'-x também, os questionamentos permeavam o estatudo e a profissão de fé da coisa, e uma das 6 perguntas foi justamente sobre o quanto estava envolvido com a visão da coisa-x, como se a coisa fosse uma pessoa e tivesse ela e por ela mesma definido a sua linha de pensamento ,credo,etc..
Claro que a principio fiquei chateado e não esperava aquele inquerito naquele momento, mais quando parei para pensar começei a dar risada, porque realmente foi o fim da picada, me colocaram numa situação de hérege e na verdade as evidências provaram ao contrário; só que havia mais um agravante, a mesma pessoa que me confrontou estava junto com o 'presidente' da coisa-x em processo de transição do nome da placa-x(coisa-x), logo o questinamento que recebi acerca do quanto estava envolvido com a coisa-x foi tirado de letra e a resposta foi: a mesma que vocês que vão mudar de placa,hauhuuha.
Um segundo caso diz respeito a um grupo de amigas, que frequentavam uma coisa-x e que atuavam atravéz da expressão artistica da dança para com seu talento tranformar a realidade de pessoas!
Como as conheço sei o quanto são comprometidas com Deus e seu reino, mais foram realmente deixadas de lado, em detrimento de uma lider que vamos dizer fazia parte da familha real dessa coisa-x, detalhe em nenhum momento a coisa-x se preocupou ou se mostrou interessada em saber oque seria melhor para o reino e que geraria um impacto maior na sociedade em termos gerais.
O ambiente familiar foi mantido como verdadeira oligarquia, e aquelas que tinham uma proposta e estavam, dispostas a pagarem o preço pelo reino foram simplesmente esquecidas e tantas vezes desistimuladas, a final oque vale mesmo nesse caso é a liderança egocêntrica doque corações dispostos!!!
Elas foram feridas pela coisa e hoje batalham para a realização de sua proposta fora das paredes da igreja-coisa levando atravéz da dança esperança aos que não tem.
E um último caso, foi de um amigo meu que também tinha uma proposta concreta de trabalho com os jovens e não recebeu respaudo da coisa-x para executa-lo preferindo o sistema focado nos cultos semanais para jovens.

Nesses casos e em outros tantos, de dor, feridas, falta de sabedoria, todas elas causadas pela coisa vemos alguns pontos comuns:
-Existem lideres absolutos, que mandam e desmandam( quando esses não estão parece que a coisa não flui, resultado de uma dependência de homens).
-Normalmente o estatuto da coisa-x é opressivo e se não cumprido ele ataca o individuo dizendo que ele é um hérege.
-A coisa bloqueia o funcionamento de cada membro com seu talento e vocação(basta ler o novo testamento e comparar com sua coisa local).
-Para a coisa e seus lideres os fins justificam os meios,desde que as metas financeiras e inflacionárias do espaço fisico do prédio sejam correspondidas,para eles tudo bem e etc...
Poderia sitar inumeros outros casos e falhas pelas quais passei e outros irmãos passaram também, mais prefiro dizer que nossso Pai continua inspirando e levando filhos a não se conformarem com essa situação, os resultados que tenho observado revelam um crescimento e maturidade espiritual muito mais latente e vivido por parte dos que tem optado por viver fora dos grandes muros eclesiásticos do que aqueles que estão dentro dele.
Além doque para fora dos muros encontramos o verdadeiro sentido da ekklesia, e nessa intenção como filhos, buscamos viver de acordo com as verdades e principios que nosso Senhor Jesus cristo nos deixou, sem deixarmos de dos reunir em assembléia e de nos edificarmos mutuamente!
Dentro da coisa conheci irmãos que são verdadeiras inspirações para mim, e um verdadeiro sentimento averso ao sistema eclesiastico vigente!
Com esse artigo meus irmãos gostaria que vocês refletissem sobre a posição que a coisa-x(seja la qual for o nome dela)ocupa em sua vida, e se esse padrão de coisa tem te dado os subsídios para o cumprimento de seu chamado e ativação de seus dons e talentos ou só tem te oprimido, ignorado, machucado e excluido.
Muitas vezes o importante não é a forma, desde que o sentimento por tras seja certo, mais chegamos onde chegamos, e essa forma de coisa-x(seja ela penteca, neo-pentecostal, tradicional, reformadas,etc...) mostrou-se ineficiente para os nossos dias e para corações que amam o Senhor e que desejam dedicar suas vidas a Ele de forma livre e não opressiva!!!
Viva ao Cabeça da verdadeira ekklesia, que nos desperta a uma posição como filhos em Seu reino!E a um reusltado de uma espiritualidade vibrante e uma fé ativa como nunca, que nos tira do lugar de tapas buraco institucional e nos coloca mediante aos dons,talentos e vocações no lugar certo, para melhor servi-Lo e para expressar a transformação verdadeira de umpovo que nasceu de novo!

Com Amor, seu irmão e próximo
Ale

1 Response to Além de um saco, a coisa é extremamente injusta.

29 de junho de 2010 às 20:44

Hey brother.. gostei do blog parabéns, Deus continue te usando!!

da uma olhada no meu blog tb:

http://subirquadrado.blogspot.com/

Abração e fica na Paz!

Postar um comentário