terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Crentes" na capital da Gonzolândia

1
    Há alguns dias estava conversando com um irmão nosso chamado Harley, estávamos na porta de uma denominação local quando ele disse uma frase que me marcou e senti-me desafiado a postar algo sobre sua frase.....
    Foi uma conversa de uns 4 minutos, mais que foi o necessário para ele desabafar a respeito de algo que ele não aguentava mais; ele disse assim: "sabe estou cansado de 'irmãos' que dizem se importar, que dizem 'conta comigo', porque na verdade só se interessam da boca para fora, são hipócritas e provavelmente só são crentes lá na capital da Gonzolândia"
    O mais terrível é que ouvi isso de um irmão falando a respeito de outros irmãos, o que já me soa muito estranho por sermos uma 'família', por sermos comprados pelo 'mesmo sangue', e imagino por termos o 'mesmo PAI' (mas não me surpreendi).
    Tenho presenciado ao longo de alguns anos algo bem estranho, quando leio o começo de Atos vejo uma igreja, noiva, ou o que você queira nominar com um sentimento de amor, e um senso de se importar uns com os outros que na verdade está raríssimo de encontrarmos no contexto moderno que temos vivido........ Quando leio Atos vejo que eles tinham um sentimento que hoje esta cada vez mais raro entre os irmãos que vão à 'Casa-de-Deus', que freqüentam os cultos formais entre quatro paredes, que vão comer alguma coisa depois do culto para chamar de comunhão, etc......; a partir do momento que contrasto a realidade das duas gerações concluo que ou eles estão errados ou nós estamos errados, e analisando os atos dessa geração a luz da palavra chego a conclusão massante que se conhecesse meus irmãos primitivos, provavelmente iria abominar o  formato de evangelho vivido pela grande maioria nos nossos tempos, (mas será que já não estou abominando? rsrs).
    Para exemplificar isso vou contar uma história que rolou semana passada que exemplifica o contexto primitivo e a frase do meu irmão....
    No feriado de carnaval fomos um grupo de amigos-irmãos para Ourinhos-Sp, e foi muito louco o que rolou lá, restauração e reforma, onde a máxima foi: 'A vida precede a forma'. Quando voltamos na terça a noite o Régio e a Jaque me levaram até em casa, e quando fui sair do carro provavelmente minha carteira deva ter caido da minha mochila sem eu perceber.
    Naquela noite dormi pra caramba porque estava exausto, foi aí que acordei com um diálogo no portão da casa da minha mãe, e a conversa foi estranha aos meus ouvidos, parecia que alguém tinha encontrado alguma carteira na rua só que não tinha nenhum dinheiro.... dei um salto da cama, e fui direto na minha mala e quando a abri vi que minha carteira não estava lá, de repente minha mãe abre a porta chorando e disse que fui roubado......
    Na minha carteira eu tinha 200tão e parte dessa grana iria usar para voltar para Limeira... mas alguma coisa no plano teria que mudar, porque eu estava sem grana para a viagem, e meus amigos-irmãos e eu tínhamos marcado cinema na quarta a tarde, e eu não tinha grana nem para pegar o busão para encontrar com eles...
    Fiz algumas ligações falei com o Régio e com o Tropical, meus brothers, e disse que daria um jeito de ir com eles no cinema independente de qualquer coisa, e eles se dispuseram a me ajudar.... p.s.: quando descobri que havia sido roubado, apesar de ter ficado um pouco chateado isso não me abalou, antes me estimulou a orar pela pessoa que furtou aquela grana, sem raiva entendi que provavelmente ele estava precisando mais do que eu, e que aquilo foi uma oportunidade para eu clamar talvez por um perdido que necessitava ser encontrado pelo Pai. Durante aquele tempo de devocional ao invés de me preocupar, descancei no Pai sabendo que de qualquer forma Ele cuidaria de mim e então pude louvá-lo naquele quarto pelo dia 'lindo' que tinha começado.
   No local marcado o Régio me pegou, pegamos a Dani na casa dela e fomos encontrar o Tropical para vermos o filme...... durante o tempo todo, todos sabiam que eu não tinha grana nenhuma, quando eles comiam, alguém pagava para mim e eu comia também, quando eles compraram o ingresso para o cinema eles compraram para mim, quando depois do cinema fomos comer, eles mais uma vez compareceram como irmãos na minha vida, e além disso um fato realmente importante aconteceu na fila onde compramos os ingressos para o cinema, um dos irmãos me abençoou, ofertou, chamem como quiser, com uma quantia em moeda estrangeira que convertida para o Real deu mais do que tinham me roubado na manhã do mesmo dia, fiquei surpreso pela graça do Pai na fila de um cinema, e pela disposição de um irmão que provavelmente iria usar aquela grana para sua família e abriu mão dela para suprir naquele momento a minha necessidade...
    Depois do filme fomos para  o apartamento do Tropical onde falamos sobre coisas preciosas da Palavra e sobre a aplicação delas nas nossas vidas, dai o Régio e a Jaque foram me levar até em casa (isso significa do outro lado da cidade de São Paulo), fomos conversando e chegando na porta de casa fomos orar antes de eu ir, e algo aconteceu, em mais ou menos uns 5 minutos de oração  rolou um quebrantamento, onde choramos pra caramba, pois tamanha era a ação de graça ao Pai de podermos estar juntos todos aqueles dias em Ourinhos e em São Paulo, e o nosso desejo e oração naquele momento foi justamente que o sentimento primitivo que temos vivido entre nós pudesse ser uma tônica geral para a noiva de Cristo, e naquele momento fiquei mais apaixonado ainda pelos meus irmãos que são mais que especiais para mim, verdadeiras referências, do amor e zêlo do Pai para essa geração.
    Quando no começo disse a respeito da conversa de 5 minutos com o Harley, provavelmente todas as experiências dele com os irmãos tenham sido o oposto das que tenho vivido no contexto da minha vida. Sei que muitos tem a mesma opinião que a dele e sei que as coisas andam muito superficiais entre nossa família 'evangélica', onde a maioria não está nem aí uns para os outros, e os que dizem que se importam na verdade falam só da boca para fora, e na hora do vamo vê não estão nem aí. O que me chama a atenção é que se a maioria estiver em uma campanha financeira de milhares de semanas enquanto seu irmão, que sentou do seu lado no 'culto' esta passando necessidade, provavelmente ele vai comparecer com a sua campanha e nem vai se importar com quem está do seu lado, ou ainda se a denominação local por exemplo estiver construindo um 'templo', e estiver pedindo doações, e um irmãos estiver para ter sua água cortada no dia seguinte, para quem você acha que ele vai liberar a grana, para o 'templo' claro, mesmo sabendo que Deus disse que não habitaria mais em templos feitos por mãos humanas, e sim que habitaria em pessoas. Ou ainda se um irmão do seu trabalho estiver passando alguma necessidade e você sabe que pode orar por ele diante do Pai, mas chegando em casa vai rolar o paredão do bbbosta, será que o irmãozinho vai orar ou ver bbbosta? Ou ainda se você souber que existe um grande número de irmãos passando necessidade ou ainda um país devastado por um terremoto precisando de ajuda urgente, o irmãozinho rico da grana que vem de vocês, aliviaria a dor dos seres humanos ou preferiria com sua reserva de grana dos irmãos comprar uma Ferrari?  Claro que foi a Ferrari. Ou ainda se seu irmão tivesse caído em algum pecado e todos que deveriam levantá-lo estão apontando o dedo, o que você faria? Ou ainda se você soubesse que um irmão foi roubado de manhã e não tivesse  nada, o que você faria? Convidaria ele para o cinema mesmo assim? Ou se ele não tivesse sido roubado mas você sempre diz que o AMA, mas não tivesse grana para ver filme com os irmãos o que você faria Cristão?
    Então tenho irmãos preciosos que me aliviaram no meu dia mal, provaram em atitudes que me amavam, e me fizeram amar cada vez mais o sentimento da igreja primitiva, me estimulando a continuar crendo que o amor entre os irmãos e nossa unidade é o que nos diferencia e nos aproxima dos perdidos e uns dos outros.
    Se você diz que se converteu, se diz que Jesus é sua vida, se diz que Deus ou Jeová tem te abençoado, se ainda afirma que ama ao Pai, e se importa mais com você do que com os outros, sendo assim incapaz de ser alívio para seus irmãos, me desculpe, o Jesus que você conhece deve morar na Gonzolâdia, a transformação que você teve deve ter sido de uma fábula aprendida na Gonzolândia, a sua oferta de amor ao 'templo' ou a campanha são sementes que só se produzem na Gonzolândia, Jesus deve ser sua vida não na família de Cristo e sim na Gonzolândia, se você é capaz de só servir copos de água para os pastores que sobem no púlpito, separar lugares na igreja para as 'autoridades', pagar viagens para seus amados e queridos presbíteros, ou ainda é capaz de colocar uma máscara para ser aceito pela cúpula clerigal da 'sua igreja', e não consegue se importar, se mover e agir em favor dos seus irmãozinhos que não podem te oferecer nada em troca, se faz isso e é incapaz de ser alívio para os necessitados e aflitos, se em suas orações só consegue citar seu grande nome próspero e abençoado, se faz vista grossa aos famintos e sedentos do meio de vocês, tenho uma dica: se convertam de verdade, voltem para o primeiro amor, se importem, supram as necessidades do próximo, amem de verdade e sejam cumpridores da graça num mundo cheio de ausência de graça, amem loucamente seus irmãos, se apaixone por eles até que você considere suas vontades e necessidades mais prioritárias do que as suas, até que você se importe mais com seu irmão do que com seu umbiguinho tão lindo, agora se você não esta disposto a mudar sua vida, a se arrepender de sua vidinha captalista ocidental voltada só para você mesmo, pelo menos não seja hipócrita dizendo que ama, dizendo que se importa, e mentiras desse tipo, ou pega suas coisas e se muda para a Gonzolândia, porque quem tem um irmão como você não precisa de inimigo, e lá na Gonzolândia você vai poder dizer que é de Jeová, poderá praticar as mesmas obras mortas que sempre.....
    Que nós de verdade possamos no importar e fazer de tudo para estarmos em unidade sem nos vendermos a um evangelho meia boca e sem compromisso que está sendo pregado, onde o foco é mais a grana e a vitória financeira e os  mega templos de pedra, areia e  cimento, do que as pessoas que na verdade são insignificantes.

Decida entre o amor a Deus e ao próximo: a base do evangelho puro e simples ou a capital da Gonzolândia onde toda a indiferença é possível.

Grande abraço seu irmão e próximo Ale.

Referências: Efésios 4:1-6; João 13:34,35; João 15:10-15; 1 João 1:5-7, 2:5-6, 9-11, 3:15,17; Mateus 25:31-46.

1 Response to "Crentes" na capital da Gonzolândia

23 de fevereiro de 2010 às 16:50

Glória a Deus por esta palavra!
Que possamos abrir mão dos nossos interesses pessoais e olhar mais para a necessidade do outro. Que sejamos uma igreja viva o evangelho na prática e não palavras...

Postar um comentário