terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tudo tem que ter nome?

0
Salve pra todos!

Acabei de conversar com um amigo de alguns anos, o Lucas, e numa parte da conversa ele disse: "vocês ficam discutindo e dando nome para tudo, eu acho zuado isso" (como se eu não fosse um dos maiores opositores da nominacionalização das pessoas ou dos moveres), e isso em detrimento de um artigo sobre a igreja orgânica, e talz.......

Durante algum tempo desde a minha metanóia, me voltando para Jesus Cristo, tenho presenciado um contexto neo-pentecostal, bem como pentecostal , tradicional, reformista e ainda pós-moderno, emergente, etc...

Durante alguns anos vivi com um sentido total nesse contexto institucional da igreja, seja ela o nome que você quiser dar........ há algum tempo comecei e me confrontar sobre tudo o que havia recebido de forma mastigada e tudo o que tinha como verdade irrefutável sobre Deus e sua obra, bem como os moldes nos quais vi e provei..........

Quando conversava com o Lucas falei de uma conversa que tive com um cara que considero como meu mentor, quando escutei de sua boca que os únicos moldes corretos ou a única pegada que iria bombar para essa geração seria a igreja emergente e a igreja orgânica....... claro que em sua essência e raiz, elas nasceram com um real propósito de cumprir a grosso modo o que Jesus disse e ordenou para que fizéssemos...... Aquela expressão me soou totalmente estranha ainda mais partindo desse meu mentor que amo pra caramba.

Conversando com outro amigo meu, o Tropical, falávamos sobre o que provavelmente tenha matado ou qual provavelmente foi o câncer que barrou o significado e realidade de cada um desses avivamentos, e quando conversávamos algo chamou minha atenção, o principio de cada interrompimento de avivamento foi nominá-lo ou como meu amigo sempre diz, a denominacionalização da noiva e dos moveres, ou use o nome que você queira dar, se você quiser dar algum claro......

Mediante a isso, a cada dia tenho por certo no meu espírito que a nominação de qualquer coisa não faz sentido nenhum, o rótulo, a denominacionalização da ekklesia fica totalmente sem sentido, porque em Cristo já somos nominados, seja discípulo, servo, amigo, reis, sacerdotes, nação santa, povo de propriedade exclusiva do Senhor, além de sermos ovelhas, noiva, e o que pessoalmente mais gosto e o que me faz mais sentido é a realidade de sermos filhos, mas ainda somos sal, luz, e por ai vai....... E por essa razão não teria realmente sentido colocarmos nomes para nada, pois os que Jesus queria dar Ele já deu, e os deu na expectativa de que funcionássemos onde estivéssemos, seja num ônibus, numa facul, num treino de futebol, no nosso bairro, num projeto social ou até mesmo numa instituição qualquer.

O importante para a restauração do que foi perdido não é darmos um nome para um movimento ou para uma ekklesia que se reúne e sim termos o sentimento original que nos impulssionará a cumprirmos nossa real existência de vida, em cima do amor que Cristo sempre nos alertou que tivéssemos para com Ele, uns pelos outros (irmãos), e para com nosso próximo.

De forma que se qualquer um bater no peito e disser a respeito de termos institucionais ou qualquer rótulo que seja, fica esperto, pois as nominações já estão há um tempão na bíblia e o resto não tem fundamento para existirem como verdades 100% corretas ou irrefutáveis, devemos rever nossos conceitos, nossos credos, e nossas formas de nos dividirmos por causa de nomenclaturas, doutrinas ou visões pois na verdade somos um corpo só, de ministros e filhos que não tem face, cujo cabeça se chama Jesus Cristo, e que podemos clamar Abba diariamente, fazendo a diferença onde estivermos para que nossa vida funcione como filhos do Abba Pai, e não como representantes de denominação x ou y, nem como pertencentes do mover a ou b ou de igreja blá,blá,blá...

Vamos amar e viver sendo filhos, sal, luz, etc. Quando formos ver, tenho plena convicção, que teremos levado o sentimento aos que estão carentes do Pai, sejam eles da nossa família ou os que ainda farão parte dela.

Quero serví-los e amá-los pela graça do Pai e dizer que o único nome que me importa é ser seu irmão, e para mim nada importa a nomenclatura.

Um grande abraço a todos.... seu irmão, Ale.

"A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dois filhos de Deus" (Romanos 8:20)

Referências: Mateus 5:13-16, João 15, 1 Pedro 2:9-10 , João 13:34-35, Lucas, meu amigo e o Tropical.

No Response to "Tudo tem que ter nome?"

Postar um comentário