sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PENSAR é errado? SE CONFRONTAR é errado? Parte 2

3
Buenas para todos!

No outro artigo escrevi sobre a importância de pensarmos, de nos confrontarmos, e de como vejo a palhaçada 'gospel' do boicote de informações e estímulo ao conhecimento crítico das coisas.

Mencionei que se não tivermos uma renovação da nossa mente de forma critica a ponto de colocarmos em cheque tudo aquilo que recebemos no passado e que temos recebido diariamente, não seremos transformados pela renovação da nossa mente, logo não experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus segundo Romanos 12:2.

Mas nesse artigo quero ir além da transformação pela renovação da mente, quero com esse artigo estimular o confronto de suas verdades irrefutáveis e 'intransponíveis' e ainda dizer para os que querem controlar a noiva a se converterem ou se arrependerem; você pode estar imaginando que estou pegando pesado demais, mas vamos lá.

Está mais do que claro que o pensamento crítico é muito importante e a mente é uma parte primordial nisso, e ela está intimamente ligada ao curso de nossas vidas ou a mudança de direcionamento que damos ou que permitimos que Deus ou o Pai nos leve como que se guiados por uma onda.

A questão da informação e da mente vão além da boa, agradável e perfeita vontade de Deus, ou culminam nela do ponto de vista espiritual.

Normalmente quando qualquer pessoa que está indo em direção a um abismo percebe que o fim será morte ou destruição, a tendência da maioria quando encaram essa realidade com olhos desvendados é mudar o curso desse destino, tomar meia volta e partir na direção oposta até encontrar ou buscar um caminho alternativo (não vou me ater a essa pegada de caminho alternativo nesse artigo).

Vou a um caso extremo, já que para o intermediário na maior parte das vezes não tem muito sentido, a mudança de curso já que está tudo bem no mundinho virtual....

Se seu nome fosse João e suas opções começaram a revelar que você como todo o homem é péssimo em planejar coisas que parecem certas, e que agora você percebe que começam a ruir... aquela balinha que virou vício, aquela mania de alugar alguém para te dar prazer, aquele esqueminha no trampo (uma fraudesinha), a forma como é visto pela família devido as escolhas, o modo egocêntrico de querer receber e nada de dar, as dívidas por causa de coisas que poxa 'eu imaginava' que seria para sempre mas só durou o tempo de umas 5 horinhas de balada, a deprê que rola quando tudo isso como um rolo que prensa concreto passa em cima de nós e nos deixa como folhas de papel, ou um mundinho "espiritual" que tem cara de santo e imaculado dando até para ouvir vozes de anjinhos lindos ao som de corais que mais parecem os da propaganda do Philadélfia, ou da H2óóóóó, e que quando você percebe está vivendo um evangelho de grande alegria, que não tem nada de alegria e nem te faz tanto sentido. O que você faria?

Se jogaria de uma ponte, lamentaria e cantaria reclamações para sempre? Não ligaria? Ou mudaria de curso?

Se você respondeu qualquer uma antes da última interrogação (ou nada), esse artigo talvez não te faça muito sentido, mas talvez com um toque didático ele te sirva.

Se você é do tipo que responde que mudaria de curso, é aqui que entra o cerne da questão do boicote de informações e da falta de estímulos que nossos irmãos recebem dos papas gospel (líderes, mentores, pastores, vice-rei, sênior, irmãos mais velho de Deus, e por aí vai) com respeito a buscar conhecimento e experiências reais com o Pai e a Palavra.

Quando escutamos falar sobre conversão, e esse é um tema global e corriqueiro no meio evangélico, acabamos não prestando muita atenção que os termos conversão nos arremetem ao tema arrependimento, e nesses dois temas estão a realidade da importância do conhecimento crítico para as nossas vidas, para que possamos nos adequar de forma racional a aquilo que cremos e não porque pessoas nos impõem como única verdade (que existe claro, por exemplo: o sangue de Jesus me (te) purifica de todo o pecado e ponto final, não temos o que discutir.).

E é ai que muitos se perdem ao querer controlar as ovelhas como se elas fossem deles (creio no princípio de autoridades claro, não sou um louco).

A palavra arrependimento na forma verbal e no original grego é METANOEÕ que quer dizer literalmente: "perceber depois", formado de meta - 'depois’ - implicando MUDANÇA, e noeõ "perceber", cognato de nous "MENTEEEEEEEE", o lugar da REFLEXÃO MORAL.

Logo quando falamos de conversão e arrependimento estamos falando em mudança de mentalidade que nos leva a uma mudança de atitude, ainda que aos nossos olhos a necessidade de mudarmos o curso de nossas vidas ou a direção para onde canalizávamos nossos pensamentos tenham vindo de forma atrasada ou como se tivéssemos visto depois.

Veja como é incoerente pregarmos conversão e arrependimento se não estimulamos nosso próximo ou nosso irmão a mudar a mentalidade, a mudança de mentalidade que leva à uma mudança de atitude é uma marca incontestável do encontro com Deus ou com nosso Irmão, Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Se qualquer homem não pensar, se confrontar ou ser confrontado jamais poderá haver conversão ou arrependimento, pois ele acontece primeiro com uma mudança de mentalidade e que leva a uma mudança concreta de atitude. E nós que caminhávamos rumo ao império das trevas, agora somos transportados para o reino do Filho do seu Amor no qual temos a redenção e a remissão de nossos pecados.

Tudo isso escrevo para que possamos entender que há algo muito maior, mais profundo do que nossas verdades e cursos, talvez esteja na hora de reagirmos e nos confrontarmos para que realmente possamos ser filhos legítimos e maduros do Pai (os huios do Pai) afinal: "A ardente expectativa de criação aguarda a revelação dos Huios (filhos legítimos e maduros) de Deus".

Devemos estimular uns aos outros a buscar o Pai e termos uma vida real de comunhão com Ele para que o evangelho seja diariamente as novas de grande alegria que Jesus nos trouxe, não se faça de manipulado e nem manipule, mais sim estimule... Agora quando falei no começo do artigo para que aqueles que manipulam e boicotam o conhecimento crítico e confrontador das escrituras, que se convertessem e se arrependessem não estava fazendo nenhum apelo e sim estimulando eles a mudarem a sua mentalidade para que mudassem de atitude, e assim pudessem junto conosco tomar um gole a mais ou mergulhar mais fundo sem esquecer que os filhos são do Pai, bem como as ovelhas os servos e os discípulos, nada é nosso e tudo é  por Ele e para Ele.

Antes de encerrar gostaria de deixar uma referência que se encontra em uma das cartas para as igrejas citadas em Apocalipse que creio ser a que retrata o padrão dos nossos dias, que é a carta da igreja em Laodicéia, que está em Apocalipse 3, se puder leia a carta toda à igreja de Laodicéia. Foco o versículo 19 que quando você ler arrependimento, a palavra é metanóia, derivado de metanoiõ que são similares... e depois veja se esse artigo fez sentido ou não....
Gostaria de dizer que penso e me confronto, e poxa sei que às vezes é difícil abrir mão de uma verdade que parecia estar clara, mas que no fundo não faz sentido agora, e assim como escrevi faço uma verdadeira metanoeõ na minha mente até que isso se reflita nas minhas atitudes, pois entendo ser primordial imitarmos Jesus, creio que o Pai está levantando uma geração de imitadores dEle (cenas para os próximos artigos), somos um e por isso você tem liberdade de trocar idéia comigo, vamos crescer juntos...

Termino esse artigo com uma frase de Descartes parafraseada por mim no artigo anterior: "pense, logo você vai descobrir que existe" e pode através da metanoeõ mudar o curso de sua vida e ir na direção verdadeira do Pai .

Um abraço seu irmão, Ale.

3 Response to PENSAR é errado? SE CONFRONTAR é errado? Parte 2

8 de fevereiro de 2010 às 11:40
Este comentário foi removido pelo autor.
8 de fevereiro de 2010 às 11:41
Este comentário foi removido pelo autor.
8 de fevereiro de 2010 às 11:44

Pra mim é emocionante conversar sobre Abba Pai. E uma das formas de crescermos como filhos de Deus é viver a realidadade dos ensinamentos do Papai. A questão do arrependimento é o primeiro passo para se entragar nos braços do Senhor. Pra mim foi muito dificil enxergar "a Kelly" como um fracasso, pois sempre planejei a minha vida (estudos, trabalho, familia, relacionamentos) sempre fui muito criteriosa, inclusive para meu circulo de amizades. Quero deixar claro que para mim, quebrar o meu orgulho e me arrepender de todas as minhas proprias escolhas foi me ver na atual situal da minha vida, um fracasso. Glória a Deus por isso, pois o meu arrependimento me levou aos braços do Senhor, e Ele estava ali, esperando que eu o abraçasse... Isso foi tremendo! E quando me vi nos braços do Senhor, não desejei nada além de crescer ao lado de Cristo Jesus e conhecer mais sobre meus irmãos (Paulo, João, Lucas, Mateus, Pedro, Salomão... etc). Mas, tenho a plena consciência que não sou nada, ou melhor, não consigo viver sem Buscar a presença do Pai (Deus). E saibam que está dosagem de Busca e entendimento, o leva (gradativamente) a transformação da sua vida, envolvendo "a sua palavra, face, passos, desejos, vontades, o seu crescimento, o seu entendimento, a sua paixão" muda literalmente. E isto é o maior presente que o Pai celestial pode nos dar. A libertação! Deus te fez livre para ir até Ele e quando vivemos em Cristo servi-lo com diligência é um ato de Respeito ao seu Pai, Deus. Eu não sirvo líderes de uma igreja, de uma comunidade, de uma escola, eu sirvo o Meu Deus a qualquer hora e em qualquer lugar com Amor. Por isso, amigos estejam libertos no braços do Senhor e que todos possam viver o Amor do meu amado Papai e fujam de qualquer religiosidade. Amém

Postar um comentário